English
Universidade do Minho
Escola de Engenharia
Lic. em Engenharia Informática
Departamento de Informática
O Curso Objetivos Diplomas Perfil Numerus Clausus Calendário História
 
Início
Contactos
Departamento de Informática-Edifício Departamento de Informática-Edifício Departamento de Informática-Edifício

História

A LEI resultou de um processo de reestruturação da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática (LESI) da Universidade do Minho, com a aplicação das directrizes de Bolonha relativa à homogeneização dos curricula dos cursos leccionados na Comunidade Europeia.

A LESI teve a sua génese como ramo de Sistemas e informática do curso de Engenharia de Produção da universidade do Minho, curso este criado pelo Decreto Regulamentar Nº 37/78 de 25 de Outubro de 1978. No ano lectivo de 1980/1981 (Decreto Nº 68/80 de 27 Agosto) o curso apareceu com uma designação mais em conformidade com o perfil dos seus licenciados, adoptando, então, a designação de Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática.

Numa fase inicial, o funcionamento do curso foi muito influenciado pelas necessidades específicas da indústria regional mais próxima, nomeadamente a pertencente às regiões do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Douro Litoral, e pela formação de base de grande parte do seu corpo docente em Engenharia Electrotécnica e Electrónica. Durante esta fase ocorreu um primeiro investimento em áreas tais como Electrónica e Engenharia da Computação.

A fase seguinte do curso corresponde a uma clara evolução do mercado de trabalho a nível nacional, com uma crescente procura de técnicos especialistas em software, em detrimento da vertente relacionada com o hardware. O investimento no curso passou assim a cobrir, em particular, as áreas das Ciências da Computação, Engenharia da Programação e Engenharia de Sistemas, além de reforçar também as áreas dos Sistemas Operativos, Redes de Computadores e Telemática.

Em consequência da natural evolução do curso para a Engenharia Informática, a LESI sofre a sua primeira reestruturação em 1987, conforme Despacho RT-40/87 de 1 de Setembro, ficando com uma organização completamente nova. Em 1995, o curso foi novamente reestruturado. De facto, dez anos passados sobre a anterior reestruturação, era imperioso desencadear um novo processo de adequação da licenciatura, uma vez que a Engenharia Informática sofreu, em si mesma, uma enorme evolução, quer no plano prático quer no plano teórico, tendo-se cristalizado métodos, sedimentado conhecimentos resultantes de experimentação repetitiva e formalizado processos e métodos até há pouco tempo desprovidos de rigor. Deste último processo de reestruturação emergiu a actual LEI.

© Universidade do Minho - Departamento de Informática - Termos Legais