Universidade do Minho

Articulação Institucional
Associação de Estudantes

Workshop - Introdução ao Git

O CESIUM organiza mais uma workshop, desta vez subordinada ao tema Introdução ao Git. Esta workshop decorrerá no Departamento de Informatica, em Gualtar, no dia 16 de março no DI-A2 pelas 14:30.

Inscrições em https://cesium.typeform.com/to/foVP1C

2016-03-15

Arranque do Mestrado Integrado em Engenharia Informática

2015/2016 em Braga

A Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) passa no próximo ano letivo 2015/2016 a Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MiEI).

Todas as informações deste novo curso aqui

Workshop - Git Basics

18 de março de 2015

O CESIUM organiza mais uma workshop, desta vez subordinada ao tema Git Basics. Esta workshop decorrerá no Departamento de Informatica, em Gualtar, no dia 18 de março no DI-A1 pelas 17:00.

Inscrições em https://cesium.typeform.com/to/RTEyMB

Semana da Engenharia de Informática @ Departamento de Informática

14 a 21 de fevereiro de 2015

O CeSIUM promove de 14 a 21 de fevereiro de 2015, a Semana da Engenharia Informática no Departamento de Informática e que prevê palestras e workshops. Podes saber tudo aqui

Workshop em Angular.js

20 de novembro de 2014 pelas 17h no DI-A2

No próximo dia 20 de Novembro, pelas 17h, no auditório A2 do Departamento de Informática, o CeSIUM irá realizar um workshop de Angular.js, sendo Ronaldo Sousa da Group Buddies o responsável por dar a conhecer esta framework a todos os que estejam dispostos a se tornarem web developers.

Angular.js é uma framework open-source escrita em JavaScript e desenvolvida pela Google que permite a criação de aplicações web dinâmicas (client-side). O foco desta framework passa por adicionar poder expressivo às páginas HTML que todos conhecemos, fazendo jus ao seu lema “Enhanced HTML Web Apps”.

O workshop é de entrada gratuita para sócios do CeSIUM e tem um custo de 3€ para os restantes alunos.

O evento é gratuito! Inscreve-te aqui

Semana global do Empreendedorismo

19 de novembro de 2014 pelas 15h no DI-A2

O CeSIUM juntou-se à Young Minho Enterprise (YME), júnior empresa da Universidade do Minho, para assinalar a Semana Global do Empreendedorismo.

Na próxima quarta-feira, dia 19 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h00, no Auditório A2 do Departamento de Informática, iremos apresentar breves palestras sobre este tema. O evento Plan N’do it contará com a presença de convidados externos e membros da YME como oradores.

O evento é gratuito! Inscreve-te aqui

Workshop sobre LaTeX

18 de novembro de 2014 no DI-A2 às 14h30

No próximo dia 18 de Novembro, pelas 14:30h, no A2 do Departamento de Informática, o CeSIUM irá realizar um workshop de LaTeX, dirigido pelo Professor José João Almeida.

LaTeX é um conjunto de macros para o processador de textos TeX, que é amplamente utilizado para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. É muito útil para a realização de relatórios académicos, teses, ou qualquer outro tipo de documento escrito.

O objetivo do LaTeX é que o autor se possa distanciar da apresentação visual do trabalho e assim concentrar-se no seu conteúdo.

O workshop é de entrada gratuita para sócios do CeSIUM e tem um custo de 4€ para os restantes alunos.

Inscreve-te aqui

Code Week @ Departamento de Informática

11 a 17 de outubro de 2014

É com grande entusiasmo que apresentamos mais uma edição da Code Week @ Departamento de Informática, na qual as portas estão abertas a toda a comunidade.

Não percas a oportunidade de te inscrever em www.di.uminho.pt/codeweek

O CeSIUM junta-se assim ao movimento Europe Code Week com uma semana repleta de eventos que não vais querer perder!

O nosso programa conta com numerosas iniciativas que promovemos tais como:

• Coderdojo Minho – clube de programação para os mais novos.
  • Improve Braga – melhorar a nossa cidade através de projetos tecnológicos.
  • Rails Girls Braga – Meetup de Rails para qualquer rapariga com interesse em programação.
  • Brackerspace – HackerSpace @ Braga

Incluímos uma palestra de Java 8 com o título "Java8: Programação Funcional em Java - Novidades e Impacto" pelo orador Professor F. Mário Martins. O resumo desta atividade está disponível em http://goo.gl/PHOMPl. Vamos ter ainda um um crash course onde os participantes vão desenvolver uma aplicação completamente funcional com Ruby on Rails. Além disto, podemos ainda contar com uma palestra sobre Server Automation, através de exemplos como Puppet e Docker.

Vai estar disponível um desafio algorítmico que durará a toda a semana, no qual os participantes vão competir codificando a solução na linguagem à sua escolha, apenas precisando de submeter uma resposta – o que pode ser feito quantas vezes quiserem.

Conferência Internacional sobre Ruby

13 e 14 de outubro de 2014

Pela primeira vez em Portugal, uma conferência internacional dedicada à linguagem de programação Ruby. A decorrer no Bom Jesus de Braga e com organização a cargo da Group Buddies, esta conferência conta com cerca de 200 participantes e vários speakers de renome na área (Steve Klabnik, Katrina Owen, Carlos Souza, Terence Lee, entre outros).

Esperamos que todos os alunos possam assistir a esta incrível conferência. No entanto, mesmo que não compareçam, esses dias incluem outras atividades como um dia temático de Retrocomputing no Departamento de Informática da Universidade do Minho e a palestra de Java 8 falada anteriormente.